Cientista de dados: o que faz, quanto ganha e qual a formação

O cientista de dados é um dos profissionais mais requisitados no mercado atualmente, e as perspectivas para o futuro são ainda mais promissoras. Dentro do mundo do Python, você vai ter, por exemplo, o Pandas como uma biblioteca que basicamente todo mundo utiliza, o Jupyter basicamente como espaço de exploração para fazer testes, com espaço exploratório. Mas se você correr atrás, você vai ver gente usando o mesmo Jupyter, não só para fazer um teste, mas para rodar coisas para valer mesmo, como o Netflix que usa um cluster de Jupyter rodando os algoritmos deles de machine learning. De acordo com Serrajordia, o primeiro passo é identificar se você gosta da ciência de dados e ver se você se encaixa nesse perfil curioso e investigativo que o cientista precisa ter.

  • Formações usuais destes profissionais incluem, mas não estão limitadas à engenharia, ciência da computação, economia, física, administração, gestão da informação e tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas.
  • Com 93% de retenção de alunos, o MBA em ciências de dados foca em inovação e projetos práticos, aprimorando as habilidades do profissional ainda mais.
  • As soluções de analytics do SAS transformam dados em inteligência, inspirando clientes em todo o mundo a fazer novas descobertas ousadas que impulsionam o progresso.
  • A partir desses questionamentos, o profissional cria modelos estatísticos e matemáticos para tentar determinar quem são os clientes que vão clicar no e-mail e quais não vão.
  • Ele também conhecerá a linguagem Python, saberá visualizar dados, criará relatórios dinâmicos e aprenderá sobre estatística e machine learning.

Além de não pagar mensalidades, o aluno também conta com flexibilidade para organizar os seus horários de estudo. Uma boa interpretação dos dados coletados pode melhorar as vendas e reter clientes. A partir de uma análise, o algoritmo de Inteligência Artificial desenvolvido pelo cientista de dados compara o perfil do cliente que deixou de comprar com aqueles que ainda estão comprando. A função do cientista é pegar os dados que estão armazenados digitalmente e
transformá-los em informações úteis para o cliente. As empresas necessitam desse
tipo de serviço de tecnologia para competir no mercado e aumentar as chances de
fechar novos negócios. Estamos falando do uso de ferramentas, como o streamlit do Python, que ajudam a construir de forma prática uma aplicação web para abrigar um modelo e facilitar o uso por pessoas não técnicas.

O que existe no cinto de utilidades de um cientista de dados?

Por se tratar de uma pós-graduação, o MBA em ciências de dados possui 8 meses de duração e exige um investimento maior que os outros cursos apresentados aqui. Se você é um estudante
Escolher uma universidade que ofereça uma graduação em ciência de dados https://agazetadoacre.com/2024/03/colunistas/guia-gazeta/9o-guia-gazeta/os-caminhos-para-se-tornar-um-cientista-de-dados/ – ou ao menos um curso livre em ciência de dados e analytics – é um primeiro passo importante. A IESB, a FIA, o Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, a PUC Minas, a FGV e a USP são exemplos de universidades com aulas de ciência de dados.

cientista de dados

O curso de cientista de dados automatiza muitos processos do trabalho através da programação. Ao se destacar pelo que oferece, ela conquista mais clientes, conta com mais receita e, consequentemente, pode continuar investindo em melhorias tecnológicas, por exemplo, e permanece sendo um importante player para o mercado. A ciência de dados, portanto, não é limitada a um único setor ou tipo de tarefa. Cientistas de dados estão espalhados por diversas indústrias, cada uma com suas peculiaridades e desafios.

Quando uma empresa está pronta para contratar um cientista de dados?

A formação é dividida entre 5 cursos internos, que são feitos um em seguida do outro. A palavra exabyte pode parecer estranha, mas será cada vez mais comum, porque o volume de dados crescente em todo mundo já não pode ser tratado apenas pelos termos mais tradicionais, como megabytes, gigabytes ou mesmo terabytes. Bacharel e mestre em Ciência da Computação pela USP, teve sua carreira de formação em PHP, Java e nas maratonas de programação. Mas com esse advento cada vez mais forte seja da linguagem Python, Machine Learning, Redes Neurais etc, acabou sendo cunhado alguns termos que o mundo do mercado pegou. Então tem uma correlação, a gente sabe obviamente que essa correlação não faz sentido, mas existe.

  • O seu conteúdo é pautado na apresentação de ferramentas matemáticas, estatísticas e computacionais, que permitem extrair informações relevantes de dados.
  • Os cientistas de dados também ganham proficiência no uso de grandes plataformas de processamento de dados, como Apache Spark, o framework de origem aberta Apache Hadoop e bancos de dados NoSQL.
  • As responsabilidades do cientista de dados geralmente se sobrepõem às de um analista de dados, particularmente com análise exploratória e visualização de dados.
  • Inclusive, essa parte ajuda na criação de hipóteses que podem ser confirmadas ou negadas posteriormente.
  • Ainda mais, esse curso de ciência de dados pode ser subsidiado pelo programa de bolsas do IGTI.
  • Outra função comum no dia a dia desse tipo de profissional é a análise de exploração, em busca de insights e padrões nos dados.

Inclusive, essa parte ajuda na criação de hipóteses que podem ser confirmadas ou negadas posteriormente. É uma forma de estudar as bases com a ajuda de elementos visuais como os gráficos e outros métodos de visualização de dados. Como opções que você deve conhecer, citamos o Anaconda e as ferramentas de notebook, que preparam toda a estrutura para o desenvolvimento na nuvem. É fundamental também dominar o github e seus controles de versionamento para organizar a codificação e ter uma boa visão na programação em grupo.

O QUE VOCÊ PRECISA?

Esses jovens participam de um programa de estágio de cientista de dados e são preparados para analisar e interpretar bancos de dados. Em suma, desenvolver a técnica é importante, mas o pensamento estratégico de negócios não pode ser ignorado, pois ele é fundamental para o dia a dia de trabalho de um cientista de dados. Só assim é possível criar insights capazes de ajudar na estratégia de negócio de uma empresa de forma inteligente e fundamentada.

cientista de dados

De forma geral, o cientista de dados descobre soluções e resolve problemas de negócios utilizando dados. Hoje, o cientista de dados é requisitado para atuar em diferentes áreas como a financeira, de saúde e de marketing. Além disso, a remuneração para esses profissionais também costuma ser bem atraente, inclusive para cargos de nível júnior. A formação da Univesp é, sem dúvidas, uma das melhores opções para quem procura um curso de cientista de dados gratuito.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *